Lucro versus caixa, ou vice versa
Um assunto que é de grande relevância, e que com recorrência significativa traz dúvidas aos empresários, é a seguinte questão.
“Se eu tenho lucro, porque não tenho caixa” ou o inverso também se aplica.
“Como eu tenho caixa se eu não tenho lucro”.
Esses questionamentos que geram dúvidas na cabeça dos empresários em geral podem trazer problemas ocultos, principalmente se a pergunta em questão for a se você tem caixa, mas não tem lucro, pois ai pode-se configurar sonegação de impostos. Como assim?
Basicamente para você ter lucro, você deve ter faturamento, ou seja, emitir nota fiscal. A base primordial de todo o lucro de uma empresa é sua receita, que é espelhada através de suas notas fiscais e outras receitas financeiras ou operacionais que não são obrigadas a emissão de notas fiscais. Então neste ponto evidenciamos a chave para responder essa questão, se você tem caixa e não tem lucro, potencialmente deixou de emitir notas fiscais, tendo assim um grande risco perante a receita federal, ou ao fisco estadual/municipal dependendo de sua atividade.
Voltando a questão da empresa não possuir caixa, porém possuir lucro, basicamente pode-se tratar de um problema de ciclo financeiro, onde os prazos para recebimentos de clientes estão demasiadamente dilatados se comparados com os pagamentos de fornecedores. Em conjunto com a contabilidade essas analises podem e devem ser feitas, por este motivo é essencial uma boa assessoria contábil, buscando assertividade ao seu negócio, e melhor gerenciamento de informações, podendo assim evitar ambos os tipos de problemas, tanto de falta de caixa, quanto de falta de emissão de notas fiscais.
PATRONO CONTABILIDADE LTDA.